QUEM SOMOS
CORPO CLÍNICO
FILIAÇÕES E COLABORADORES
NOTÍCIAS
EVENTOS
TIRE SUAS DÚVIDAS
CONTATO

A imaginação é mais importante do que o conhecimento

Quando trabalhamos com neurocirurgia temos mais recompensas do que investimentos. Segundo o Prof. Maurice Choux, meu mentor, a neurocirurgia seria um longo investimento, mas com retorno assegurado.

Eu acreditava que com a velocidade das informações, na era da internet, esse retorno seria abreviado. No entanto, foram mais de 20 anos até chegar à Presidência do Comitê de Neurocirurgia Pediátrica da Federação Mundial das Sociedades de Neurocirurgia – WFNS, à vice-presidência do Comitê de Interligação (Liason Committee) da Sociedade Mundial de Neurocirurgia Pediátrica (ISPN) e à coordenação das Mulheres na Neurocirurgia da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN). Foram anos que passaram rapidamente.

Recordo que ao chegar em São Paulo, eu conhecia poucos colegas na neurocirurgia. Assim, as portas foram se abrindo por meio dos plantões que eu fazia em pronto-socorros, como neurocirurgiã geral.

A minha participação na área associativa começou antes mesmo de eu ter o registro no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). Lembro-me que ao me mudar da capital carioca para São Paulo, eu tinha apenas o registro no Conselho Regional de Medicina do Rio (CREMERJ ), período em que a Associação dos Neurocirurgiõesdo Estado de São Paulo (SONESP) foi fundada.

Assinei a ata de fundação, através do Dr. Miguel Giudicissi Filho, que sempre foi um grande incentivador da SONESP. E sou muito grata também ao Dr. Gelson Soeira por ter nos apresentado e, ainda, ter me introduzido no Hospital

A Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), onde atuei por mais de duas décadas, colhendo muitos frutos, principalmente, o privilégio de oferecer uma medicina de alta qualidade, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na SBN, por sua vez, cheguei a coordenar o Departamento de Neurocirurgia Pediátrica. Antes disso, nenhuma neurocirurgiã tinha ficado à frente de um departamento, que, na pediatria, corresponde à presidência da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica, a SBNPed, membro da Revista Childs Nervous System, periódico oficial da International Society for Pediatric Neurosurgery (ISPN).

Paralelamente, a realização do mestrado e do doutorado em neurocirurgia, na Universidade Federal São Paulo (Unifesp), foi uma consequência natural de minha trajetória. Tive o privilégio de ser a primeira mulher a cursá-los na área neurocirúrgica, na época o único curso específico de pós-graduação em neurocirurgia no Brasil, motivo pelo qual migrei do Rio para São Paulo.

Desse modo, acredito que o planejamento estratégico da profissão e da vida deve ser o esqueleto básico para estabelecer um objetivo a seguir, porém não pode ser algo tão rígido a ponto de nos paralisar no momento em que tivermos que mudar de rota. Sempre tive esse pensamento em mente e o cito como um importante conselho.

Hoje, e provavelmente num futuro breve, acredito que as profissões terão mais flexibilidade no tempo, na prática e no local de trabalho. O intercâmbio entre os países será mais fluído e, mesmo na neurocirurgia, já contamos com inúmeras oportunidades que ainda estão surgindo, com o desenvolvimento de tecnologias que minimizem os possíveis danos durante a cirurgia.

Para finalizar, cito o grande Albert Einstein: “A imaginação é mais importante que o conhecimento. Conhecimento auxilia por fora, mas só o amor socorre por dentro. Conhecimento vem, mas a sabedoria tarda.”

por Dra. Nelci Zanon Collange
Neurocirurgiã pediátrica

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
e receba nossas novidades no seu e-mail.
FALE CONOSCO
Envie-nos uma mensagem ou faça o seu agendamento.
(11) 5084-9061
(11) 98779-6888
contato@cenepe.com.br
Rua Dr. Veiga Filho, nº 350
conjunto 604
Bairro: Higienópolis, São Paulo – SP.