QUEM SOMOS
CORPO CLÍNICO
FILIAÇÕES E COLABORADORES
NOTÍCIAS
EVENTOS
TIRE SUAS DÚVIDAS
CONTATO

SAIBA MAIS...

O CENEPE é constituído por uma equipe de especialistas voltados para o atendimento integral de crianças com problemas neurológicos e que necessitam de procedimentos neurocirúrgicos.

No Brasil, a neurocirurgia pediátrica ainda não é uma área de atuação pelo Conselho Federal de medicina. Geralmente os neurocirurgiões dedicados aos cuidados das crianças com doenças neurocirúrgicas cumprem uma especialização após a residência médica.

História das Mulheres Médicas

A história das mulheres na medicina traduz traços evolutivos de uma sociedade patriarcal. As mulheres eram proibidas de frequentar as faculdades de medicina até 1879. A primeira médica do Brasil, Doutora Maria Augusta Generoso (carioca) formou-se em Nova York. Doutora Rita Lobato (gaúcha) foi a primeira mulher a estudar medicina no Brasil e formou-se em 1887 na Faculdade de Medicina da Bahia.

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia foi fundada em 1957 e somente quase 20 anos depois, em 1976, a primeira mulher neurocirurgiã tornou-se membro titular da sociedade, Doutora Cleyde Cley da Silva Vescio.

Em 2009, o número de mulheres médicas formadas no Brasil superou 50% dos profissionais médicos. Na medicina, essa tendência foi sempre crescente. Na neurocirurgia, o crescimento das mulheres na especialidade é lento, porém progressivo, oscilando entre 6 e 7%.

Há um longo caminho a ser percorrido e avançado pelas mulheres nas áreas cirúrgicas em geral e na neurocirurgia em particular, buscando igualdade de representação em uma realidade polarizada.





 
 
 
 
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
e receba nossas novidades no seu e-mail.
FALE CONOSCO
Envie-nos uma mensagem ou faça o seu agendamento.
(11) 5084-9061
(11) 98779-6888
contato@cenepe.com.br
Rua Dr. Veiga Filho, nº 350
conjunto 604
Bairro: Higienópolis, São Paulo – SP.