Alimentos que auxiliam na imunidade

A imunidade é a capacidade de defesa do nosso organismo contra vírus, bactérias e fungos que podem provocar doenças. Para garantir uma boa defesa, precisamos praticar atividades físicas e manter uma alimentação equilibrada.
Existem alguns alimentos que são importantes para o processo de resistência imunológica, como: kiwi, laranja, brócolis e tomate, ricos em Vitamina C, um importante antioxidante, que ajuda a aumentar a resistência do organismo. A falta dessa vitamina no corpo pode diminuir a produção de cortisol, hormônio responsável por regular o estresse. Também falando de antioxidantes, o Selênio encontrado na castanha-do-Pará, sardinha, arenque, brócolis e no gérmen de trigo, é uma ótima opção para incluir na nossa alimentação, pois estimula a atividade das células imunológicas, protegendo o organismo contra o câncer e doenças cardíacas.
Outro nutriente importante é o Ácido Fólico, formador dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do nosso organismo. Podemos encontrar este nutriente nos vegetais de folhas escuras, como o espinafre, couve e o feijão. E para auxiliar na regulação da defesa do organismo, devemos optar por alimentos fortificados, óleos de peixe e cogumelos, ricos em Vitamina D.
Para proteger o sistema imunológico contra a formação de radicais livres, que promovem doenças e o envelhecimento, devemos optar por alimentos como carnes, oleaginosas, leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha) semente de abóbora e gergelim, que são ricos em Zinco e no caso das sementes e oleaginosas, também em Vitamina E.
O Ômega 3, presente em peixes como: sardinha, atum, salmão e em semente de linhaça, ajuda a aumentar os níveis de dopamina, noradrenalina e serotonina, que garante um melhor processamento das informações e reduz inflamações.