QUEM SOMOS
CORPO CLÍNICO
FILIAÇÕES E COLABORADORES
NOTÍCIAS
EVENTOS
TIRE SUAS DÚVIDAS
CONTATO

Mais uma estrela vai pro céu.

Sérgio Mascarenhas deixa legado inestimável para a pesquisa e a inovação.

Nelci Zanon, Sérgio Mascarenhas e Ana Maria Moura, em SP, por ocasião de um evento internacional da Brain4care.

Uma mente brilhante nos deixa, mas entregou em vida um legado de estímulo à ciência e à multiplicação do conhecimento. Essa foi a grande colaboração de Sérgio Mascarenhas, cientista, físico e químico, ao mundo.

Inspiração para gerações e gerações de homens e mulheres, Mascarenhas fez questão de fazer ciência no Brasil, mesmo tendo recebido infinitos convites para se juntar aos maiores centros de pesquisa do mundo. Professor do Instituto de Física de São Carlos, na Universidade de São Paulo (USP), e presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), lecionou, desenvolveu tecnologias e recebeu títulos em universidades de diferentes partes do mundo.

Ao ser diagnosticado com hidrocefalia, no início dos anos 2000, Mascarenhas decidiu pesquisar novas formas de medir a pressão intracraniana. Achou o método tradicional muito invasivo – o crânio do paciente tinha que ser perfurado para fazer a medição – e acabou desenvolvendo uma tecnologia inovadora, minimamente invasiva, para medir a pressão intracraniana, que mudou tanto o tratamento da hidrocefalia quanto de tumores cerebrais e traumatismo craniano. A Brain4care produziu um documentário que narra essa história e este feito. Clique no link e inspire-se na genialidade deste homem, que faleceu aos 93 anos, neste dia 31 de maio de 2021, mas que deixa todas as suas obras conosco.

Link vídeo: https://youtu.be/4SfMYhVPmqw

 

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
e receba nossas novidades no seu e-mail.
FALE CONOSCO
Envie-nos uma mensagem ou faça o seu agendamento.
+55 (11) 5084-9061
+55 (11) 98779-6888
contato@cenepe.com.br
Rua Dr. Veiga Filho, nº 350
conjunto 604
Bairro: Higienópolis, São Paulo – SP.