CIRURGIAS

Cranioestenose

CIRURGIAS

Cranioestenose

É o fechamento precoce das suturas (conexões) entre os ossos do crânio. Para que o crescimento cerebral seja normal é necessário que o crânio se desenvolva da mesma maneira, fato que é impossibilitado na ocorrência dessa doença.
O diagnóstico precoce é fundamental visto que a mesma pode gerar deformidades cranianas e complicações neurológicas, como atraso do desenvolvimento e até mesmo a hipertensão intracraniana. A cirurgia da cranioestenose é segura e deve ser realizada por profissionais com experiência a fim de reduzir o risco do procedimento em pacientes pediátricos.

QUAIS SÃO AS FORMAS DE TRATAMENTO?

A Cranioestenose é uma doença tratável. O diagnóstico precoce é fundamental e deve ser feito por profissionais treinados e com experiência em Neurocirurgia Pediátrica. O tipo de cirurgia vai depender de alguns fatores que incluem a idade da criança ao diagnóstico, a modalidade de sutura acometida e a presença de doenças associadas.

Além de corrigir um problema estético que tem influência no convívio social, a cirurgia pode evitar a ocorrência de danos provocados pelo aumento da pressão intracraniana em casos específicos de cranioestenose.

×