CIRURGIAS

Mielomeningocele

CIRURGIAS

Mielomeningocele

É a malformação congênita de coluna mais comum. Decorre do fechamento incompleto da coluna durante a 3-4° semanas de gestação. O diagnóstico é feito ainda durante o período pré-natal, por meio da Ultrassonografia. A gravidade da malformação e os déficits neurológicos irão depender do nível da coluna acometido. Diante de lesão mais alta na coluna, maior o comprometimento neurológico.

As crianças com mielomeningocele podem desenvolver hidrocefalia e herniação cerebral sendo necessário intervenção cirúrgica e seguimento a longo prazo. Outras complicações secundárias a mielomeningocele incluem atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, problemas de força e sensibilidade, deformidades ortopédicas e de coluna, além de alterações na bexiga e no intestino.

QUAIS SÃO AS FORMAS DE TRATAMENTO?

Após o diagnóstico as crianças com mielomeningocele devem ser acompanhadas por uma equipe multiprofissional que inclue neurocirurgião pediátrico, obstetra, urologista pediátrico e outros profissionais da assistência. O tratamento da mielomeningocele consiste na correção cirúrgica da condição que pode ser feito via intraútero ou após o nascimento de acordo com a avaliação da equipe médica especializada.

×